Skip links

Persona: a conexão emocional para criar o conteúdo assertivo

“Persona é a mesma coisa que público-alvo?”, se faz necessário começar o artigo com esse questionamento, afinal ele é o mais frequente e nos ajuda a compreender a importância da persona para a estratégia de marketing digital.

Público-alvo e persona, apesar das similaridades, não são a mesma coisa. O público-alvo tem como intuito definir aspectos gerais das pessoas que normalmente consomem o seu produto ou serviço. Ele reúne informações básicas como estado civil, idade, e situação socioeconômica. Através de uma “média”, o público-alvo generaliza seus possíveis compradores.

A persona é totalmente diferente, a ideia é construir personagens que simulam os clientes ideais para o seu negócio. Trabalhar com detalhes que compreendem a realidade e são essenciais para desenvolver o conteúdo assertivo.

Conheça muito bem o seu cliente 

Com a diferença clara entre público-alvo e persona, fica mais fácil entender que a segunda opção é muito mais complexa (e trabalhosa).

A pesquisa é a base para o desenvolvimento da persona. Sem conversar com pessoas reais se torna impossível construir o personagem. Busque clientes que estejam dispostos a responder algo mais aprofundado: como chegou até o produto, o produto supriu certa necessidade, quais meios de comunicação utiliza, quais dúvidas ficou em relação ao produto, hábitos de compras; além de coisas mais pessoais, como saber hobbies, preferências, objetivos na vida (isso vale principalmente para serviços), valores, etc.

Depois de ter informações básicas – que podem até serem retiradas da própria pesquisa de público alvo -, e complexas feitas na pesquisa mais aprofundada, você começa a moldar o seu personagem. Todo esse processo leva tempo e provavelmente você terá que fazer essa pesquisa diversas vezes até conseguir dados concretos. Fora isso, o comportamento do consumidor está mudando com frequência e isso significa manter essa persona sempre atualizada.

A empatia é a chave do negócio  

Você pode criar o conteúdo mais fantástico do mundo, mas ele não terá valor se não se conectar com o seu público. A persona serve exatamente para você ter uma relação de empatia com os seus possíveis clientes e entender quais são seus anseios e dores.

Dessa forma, é importante a sua persona ter nome! Apesar de parecer algo bobo é o que faz criar conexão emocional e torna a estratégia mais humanizada. Por exemplo, a persona para a Advocacia XYZ especializada em casos trabalhistas poderia ser:

“Seu João Baptista, 65 anos, casado com a Dona Maria de Lourdes, juntos tem três filhos e duas netas. Muito conservador, prefere ler jornais impressos ou assistir televisão do que ler online. Quando precisa de algo na internet, procura sua neta mais velha para ajudá-lo. Sempre muito preocupado com a família, trabalhou até a chegada da sua aposentadoria, deixando a empresa FGH, a qual se dedicou durante 40 anos. Porém, a empresa nunca reconheceu o trabalho extra do seu João e agora ele precisa de alguém para auxilia-lo nesse processo. Tudo que ele mais quer é curtir a sua aposentadoria em paz e receber o que é justo”.

A questão emocional é o que faz com que as empresas se conectem com o perfil do seu cliente. Nessa situação, a advocacia XYZ entende que o seu cliente não utiliza internet e precisa buscar meios para chegar até ele e ajudá-lo a ter a sua merecida aposentadoria em paz.

Quando esse vínculo não acontece, as empresas passam a definir estratégias, muitas vezes ótimas, mas que não condizem em nada com o seu público. Além disso, a persona faz com que os criativos se tornem empáticos com esses personagens e produzam algo que realmente seja útil para essa pessoa.

A persona também é muito válida para a aplicação de serviços. Hoje, as empresas precisam ser flexíveis e saberem se colocar no lugar dos clientes para entender as suas necessidades.

Falando em diferentes tipos de clientes, o ideal é você ter em mente que a sua empresa deve ter diversas personas e você deve trabalhar com todas para ter o real sucesso.

Já deu para aprender o básico sobre persona, não é? Se está a fim de ver mais artigos sobre esse assunto, deixe o seu comentário; e para quem está em busca de desenvolver a persona e criar uma estratégia de marketing digital eficaz, a MVP está aqui para tirar essa meta do papel e trabalhar junto com você.  

Marketing de Conteúdo pode aumentar em 4 vezes as visitas no seu site

Marketing de Conteúdo pode aumentar em 4 vezes as visitas no seu site

Quer atrair mais tráfego para o seu site? O Marketing de Conteúdo pode te ajudar!

Quer receber mais conteúdos como esse?