Qual o serviço de interesse?

O que é Design Responsivo?

É incrível imaginar como as pessoas estão sempre conectadas aos seus dispositivos móveis hoje em dia. Muito provavelmente você também seja uma dessas pessoas. Talvez você esteja lendo essa matéria em um celular nesse exato momento. Quando se pensava na criação de um site há alguns anos atrás, as preocupações de todos designers e programadores eram desenvolver um site para ser acessado apenas de computadores e notebooks. Só por comparação, tente numerar a quantidade de diferentes dispositivos que podem fazer isso hoje em dia? Celulares de diversos modelos, tamanhos e sistemas, tablets, Smart Tvs, Chromecasts e contando.

Logo, a vida de designers e programadores virou uma loucura. Agora existem milhões de possibilidades de exibição. Ai que entra o Design Responsivo para nos salvar. O seu conceito é simples. Adaptar o layout e conteúdo do seu site aos diferentes dispositivos que podem acessá-lo. Em outras palavras:  tornar o seu site um camaleão bonitinho como esse:

 

Realizamos um estudo aqui na agência no ano passado (2016) com base nos nossos clientes e percebemos que mais de 80% dos acessos de todos os sites que desenvolvemos são acessados por dispositivos móveis. Logo, implantamos uma prática chamada “Mobile first”.  Ela nada mais é do que começar o desenvolvimento pensando na usabilidade e navegação no celular e depois ir expandindo aos outros dispositivos.

 

Mas como isso é feito?

O primeiro passo é aplicar breakpoints na programação para identificar o tamanho da tela do usuário e qual tipo de layout ele deve exibir. Isso é feito pelo que chamamos de Media Queries. O próximo passo é aplicar um grid responsivo ao seu site. Isso pode ser feito através do CSS ou javascript ou através de algum framework, como o Bootstrap, um dos mais conhecidos do mercado. Outro passo importante é configurar as imagens do seu site para serem escaláveis. Isso quer dizer que o site irá exibir o tamanho da imagem de acordo com a tela que você está acessando, deixando o carregamento muito mais rápido.

Como tudo na internet, esses processos estão sempre em constantes evoluções. Recentemente o Facebook lançou o Instante Articles, que permite carregar artigos direto do seu site quase que instantaneamente, seguindo a tendência o Google já fez o mesmo com o Google Accelerated Mobile Pages (AMP).

A verdade é que hoje ter um site responsivo é quase uma obrigação para oferecer a melhor experiência possível para seus clientes e usuários. Quer conhecer nossos serviços de criação? Acesse: Criação de Sites

Design responsivo
Interessado nesse serviço?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em um
Site Institucional?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Precisando de um
E-commerce?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link