Google vai sinalizar notícias falsas dentro do buscador

Anunciado no fim de 2016 e lançado no Brasil no início de 2017, o “Fact Check”, do Google, agora passará a desmentir notícias falsas no próprio buscador. Até então, a ferramenta funcionava apenas dentro do Google News e em países selecionados.
O serviço passará a funcionar globalmente e em todos os idiomas no buscador. O sistema sinaliza com uma “etiqueta” os links de notícias que tenham passado pela verificação de instituições independentes. No Brasil, o trabalho é feito por Aos Fatos, Agência Lupa e Agência Pública.
O Google afirma que não serão todas as informações que passarão pelo crivo. Sobre a possibilidade de alguns links contarem com checagens conflitantes por passarem por diferentes organizações, o Google afirma que “Mesmo que conclusões diferentes possam ser apresentadas, acreditamos que ainda é útil para as pessoas entenderem o grau de consenso sobre uma afirmação”.

Batalha contra notícias falsas

A discussão sobre as notícias falsas vem ganhando a internet nos últimos meses, o que resultou nos esforços do Google e também do Facebook para tentar diminuir a frequência das “Fake News”. A informação foi divulgada neste 7 de abril, Dia do Jornalista.

Que tal uma consultoria sobre a sua marca no mundo digital?

agência MVP
online

E aí, como podemos te ajudar hoje? 😬

Somos especialistas em:
📢 Marketing Digital
🎯 Performance
💎 Criação & Design
💻 Web