Long tail e head tail: saiba usar cada tipo de palavra-chave

Long tail e head tail – ou em uma tradução livre cauda longa e cauda curta -, são os tipos de palavras-chaves que você pode usar para rankear o seu conteúdo.
Apesar de alguns artigos apontarem a long tail como mais eficiente, a head tail quando usada no momento certo pode ser muito rentável.

As principais diferenças entre long tail e head tail

Quando alguém pesquisa no Google a palavra “Marketing”, pode apenas querer ver qualquer coisa relacionada ao assunto; ou estar procurando algo específico como um curso voltando para a área.
Se o artigo está explicando o que é marketing na essência, ele pode utilizar apenas o genérico, ou seja a head tail. Mas se deseja vender um curso de marketing digital, precisa ser mais específico, nesse caso utilizando a palavra-chave de long tail.
O volume de pesquisas por head tail é maior, porém a concorrência é menor. Já a long tail tem um efeito oposto.

Quando usar a head tail?

Resultado de imagem para head tail keyword
A head tail pode ser ótima para conteúdos virais ou termos novos. Vamos supor, que um filme foi lançado hoje, você não precisa usar a palavra-chave de long tail “filme do diretor x estreia hoje”, a sua palavra-chave pode ser de head tail com apenas o título do filme.
Se você tem um conteúdo amplo sobre um tema, vale usar a head tail como no exemplo do marketing: “marketing de conteúdo”, “marketing digital”, “inbound marketing”, “marketing multinível”, etc.

Quando usar a long tail?

Resultado de imagem para long tail
Em boa parte dos conteúdos específicos você pode usar a long tail. Esse tipo de palavra-chave precisa ter algo a mais do que falar sobre o tema. Enquanto todos explicam o “marketing de conteúdo”, você pode dar “dicas de como usar o marketing de conteúdo na sua empresa”.
Para isso, é preciso entender do que o seu público precisa. Apresente soluções, antes deles saberem que têm aquele problema.
Alguns podem encontrar o seu conteúdo buscando apenas “marketing de conteúdo”, mas a quem busque usando a long tail.
Veja alguns exemplos de long tail:

  • Guia completo para aprender inglês
  • Curso para redação web
  • Dicas para aprender a se maquiar
  • Como anunciar no Facebook
  • Alimentos que são fontes de Vitamina C

E aí, fácil usar a long tail e head tail? Veja também nosso artigo sobre as palavras-chaves mais caras no Brasil.

Que tal uma consultoria sobre a sua marca no mundo digital?

agência MVP
online

E aí, como podemos te ajudar hoje? 😬

Somos especialistas em:
📢 Marketing Digital
🎯 Performance
💎 Criação & Design
💻 Web