Fome de Poder: a história do McDonald’s pode te ensinar lições valiosas

McDonald’s! Como não conhecer os famosos arcos dourados? Porém toda essa popularidade não começou de um dia para o outro, foi preciso de muita persistência para tornar o McDonald’s o que ele é hoje, como mostra no filme Fome de Poder.

Mente empreendedora


Ray Croc (Michael Keton) não tem muito sucesso com as vendas de máquinas de milkshake, mas tudo muda, quando recebe um pedido alto de uma lanchonete em San Bernadinho. Surpreso com o número de máquinas solicitado, decide ir pessoalmente até o McDonald’s.
Chegando lá, ele nota que o atendimento é muito diferente das outras lanchonetes. Não há garçons, o cliente precisa ir até o caixa e aguardar o pedido (que não demorava dois minutos para ficar pronto), não há bandejas e talheres, e o lanche é colocado em um saco pardo. A praticidade e rapidez faz com que ele enxergue uma oportunidade de negócio. Assim, ele convence os irmãos McDonald’s a abrirem franquias e expandirem a marca.

Busque inovação


Além da excelente escolha para o nome da lanchonete, os irmãos McDonald’s criaram algo inovador para facilitar o mecanismo da cozinha. O atendimento Speede, onde eles treinaram os funcionários para preparar e montar os pedidos de forma rápida, assim evitavam atrasos e reclamações dos clientes.
Algo comum nas redes de fast-food atualmente, mas em 1948 era uma verdadeira revolução para as lanchonetes, como mostra em Fome de Poder.

Persistência é a chave para o seu negócio


A persistência de Ray Croc começa quando ele precisa convencer os irmãos McDonald’s a aceitarem o projeto de franquia. Sua insistência, fez com que eles aceitassem a proposta. A sua franquia foi um sucesso e despertou interesse de outras pessoas.
Outras franquias começaram a abrir, e o problemas de Ray surgiram. Os franqueados não seguiam o modelo de negócio que Richard e Maurice McDonald haviam estipulando. Com muita persistência, ele conseguiu reverter a situação, se cercando de pessoas realmente comprometidas.
Problemas de dinheiro e com a sua esposa também comprometeram o negócio de Ray, mas ele não se deixou abalar, sempre acreditando que tudo daria certo.

Aceite mudanças


Croc queria sempre trazer mudanças, e os irmãos não aceitavam. Cansado de receber sempre um “não”, ele tomou algumas atitudes questionáveis e até consideradas egoístas em relação a Richard e Maurice McDonald’s. Eles deixaram a marca e Ray se tornou o dono de toda as redes McDonald’s.
Apesar do modelo de negócio ser excelente, os anos foram passando e a marca se tornava algo muito grande para não trazer algo novo. Se as coisas continuassem do jeito que os irmãos queriam, o McDonald’s nunca seria o que é hoje.

Acredite no seu negócio

Apesar de ser algo clichê dizer “acredite em seus sonhos”, isso foi realmente o que Ray Croc fez aos seus 52 anos. Ele viu potencial na lanchonete e acreditou que daria certo. Mesmo com tantos problemas e desafios ao longo do caminho, ele nunca desistiu de tentar. Afinal, se você mesmo não acreditar em seu negócio, quem mais poderá acreditar?

Fome de Poder está disponível no Netflix. Que tal aproveitar o final de semana para assistir essa verdadeira lição de empreendedorismo? Se quiser mais dicas de filmes, veja esse nosso artigo sobre 5 filmes que todo empreendedor deve assistir! 

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