Conheça sete erros de startups no Marketing Digital e como você pode evitá-los

Quem quer abrir uma startup precisa, além de uma ideia inovadora que o diferencie no mercado, de capital. Além disso, devem saber evitar alguns erros que podem custar dinheiro, recursos e tempo. Todos elementos fundamentais para uma startup. Abaixo listamos sete erros de startups no Marketing Digital que podem ser prevenidos com mais orientação, experiência e planejamento.

Sete erros de startups no Marketing Digital

1. Falta de usuário específico na mira

Tenha certeza de ter um público-alvo definido. Esta será sua orientação para criar campanhas, textos e cronograma de postagens. Você deve conhecer bem o seu público-alvo, saber onde ele está, seus gostos e rotinas. A falta desta referência pode jogar muito contra sua campanha e gerar rejeição.

2. Obstinação

Quando você se apega demais a uma ideia ou objetivo, isso pode distraí-lo das tendências que o mercado está tomando. A falta de adaptação pode matar sua empresa e isso ocorre num ritmo acelerado no mundo digital. O que é uma grande demanda hoje pode não ser uma grande demanda amanhã, ou alguém consegue resolver um problema mais rapidamente do que você. Atenção!

3. Não usar o E-mail Marketing da maneira adequada

Embora seja uma ferramenta que atinja muitas pessoas simultaneamente, o e-mail marketing deve ser usado com cautela. Em primeiro lugar, é importante que os destinatários tenham concordado em receber seus e-mails. Com isso, vão ler seus conteúdos e podem se inscrever em cursos e baixar e-books, por exemplo. Enviando sem o consentimento gera rejeição, seus e-mails param na caixa de spam e sua imagem fica muito prejudicada.

4. Brigas entre fundadores

Erro muito comum, especialmente com pessoas muito ambiciosas, e que pode matar seu negócio. O alinhamento entre os membros da equipe é fundamental para o andamento da empresa, construir uma imagem sólida e definir claramente os objetivos, missão, visão e valores. Além disso, mexe muito com o aspecto motivacional dos integrantes.

5. Falta de investimento em SEO

É preocupante quando olhamos para nosso administrador de site e o SEO dos artigos está vermelho. Isso significa que nosso conteúdo não é relevante para os motores de busca do Google, e por uma série de questões. Com isso, menos pessoas vão encontrar seu site, mesmo que seu conteúdo seja fantástico. A dica é: Assim que subir um post novo no seu site, preencha todos os campos do SEO até que ele classifique seu conteúdo como muito bom para os mecanismos de busca.

6. Falta de investimento em Inbound Marketing

A característica do Inbound Marketing de atrair uma audiência através de conteúdo, geralmente, e manter um relacionamento deve ser bem planejada. Falamos acima do SEO e do E-mail Marketing. É preciso antes de tudo entender como cada ferramenta ajuda no seu negócio e investir tempo e dinheiro criando persona, desenvolvendo e divulgando corretamente seu conteúdo. As vantagens do Inbound Marketing são o baixo custo e alta capacidade de segmentação, que faz com que sua startup possa atingir o público certo.

7. Não mensurar os resultados

Outro erro muito comum, não apenas nas startups, como em várias empresas. Os resultados não são mensurados e consequentemente não se tem uma visão se a estratégia utilizada é a adequada. É preciso definir períodos de tempo, sejam semanas ou meses, em que haja uma mensuração de postagens, textos, tweets, e-mails e comentários. Isso traz uma visão muito melhor para a próxima programação e identifica o conteúdo mais aceito e mais buscado pelos usuários.

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