Empreender não foi e nunca será uma tarefa fácil. Entretanto, há como se preparar para as dificuldades, e adquirir conhecimento com quem já passou pelos mesmos problemas que você antes. Como isso é possível? Lendo! Por isso, buscamos essa lista de cinco livros para empreendedores que são fundamentais nesse caminho.
5 livros para empreendedores
1 – Startup Weekend
Marc Nager, Clint Nelsen e Franck Nouyrigat
O tema deste livro é “Como levar uma empresa do conceito à criação em 54 horas”! Escrito pelos codiretores do evento que acontece em vários países do mundo, Startup Weekend. O livro reúne algumas das melhores práticas e lições que foram extraídas desses eventos, nos quais empreendedores se reúnem para por suas ideias em prática e trocar informações.
2 – Startup: manual do empreendedor
Steve Blank e Bob Dorf
“Vá para a rua”. Os autores defendem a tese de que uma boa ideia sem execução não leva a lugar nenhum. Por isso, apresentam, em um guia bastante completo, o passo a passo para começar um negócio e ser bem-sucedido. Temas como desenvolvimento de clientes, modelo de negócio, teste de hipóteses, vendas, produto e posicionamento são abordados no livro, que também inclui um glossário com os principais termos do mundo do empreendedorismo.
3 – Business Model Generation
Alexander Osterwalder e Yves Pigneur
“Elabore um plano de negócios” é o primeiro conselho que todo empreendedor ouve. Mas como fazer isso? Alexander Osterwalder e Yves Pigneur desenvolveram um método prático para projetar modelos inovadores, praticado em diversas empresas pelo mundo, como IBM, Ericsson, Deloitte, Public Works e o governo do Canadá. O livro, co-escrito por 470 profissionais de 45 países, apresenta, de forma direta e simples, com muitas ilustrações, formas de elaborar um modelo de negócios.
4 – Startup Brasil
Pedro Mello e Marina Vidigal
Histórias de empreendedores brasileiros bem-sucedidos são o foco deste livro, que narra trajetórias de empresários de marcas como O Boticário, Cacau Show, BuscaPé, Agência Click e Turma da Mônica, entre outros. O diferencial é que, ao contrário de muitos livros sobre empreendedorismo, “Startup Brasil” foca em histórias brasileiras, com obstáculos e superações com as quais os empreendedores brasileiros poderão se identificar.
5 – Novos negócios no Brasil
Silvio Meira
Silvio Meira, cientista-chefe do Centro de Estudos de Sistemas Avançados do Recife (Cesar), usa figuras e gráficos para debater as principais características dos negócios inovadores no contexto da conjuntura socioeconômica do país. O objetivo, afirmou em entrevista ao Boa Chance em 2013, é provocar reflexões sobre diferentes temas, passando por inovação, modelo de negócios, internet e educação, lembrando, sempre, que as perguntas são mais importantes que as respostas.
Fonte: Boa Chance/O Globo