Skip links

Como o Instagram agrega várias redes sociais em uma só

Fundado em 2010, o Instagram já está completando seu oitavo aniversário no universo das redes sociais. Uma empresa que, com menos de uma década de existência, já se consolidou no nosso dia a dia. Porém, é importante ressaltar: desde a sua fundação, raramente essa rede ficou sem inovar.

Evoluir

Caso você se recorde dos primeiros anos do aplicativo, vai lembrar que ele não apresentava nem metade das funções desempenhadas hoje. No princípio, só eram aceitas fotos com dimensão quadrada, juntamente a filtros oferecidos. Nada de Vídeo, Stories, Transmissões ao vivo, IGTV… O Instagram foi evoluindo e construindo aos poucos todas as funções que agrega hoje.

Seu posicionamento é um exemplo de como empresas devem estar dispostas a aceitar a inovação do dia a dia.  As mudanças implementadas nessa rede social estão a cada dia melhorando a experiência dos usuários, assim como eles próprios são responsáveis por algumas delas. O público tem um papel de extrema importância nesse processo, pois sabe exatamente como é navegar em inúmeros aplicativos.

Agregar

Porém, com a velocidade com que a internet vem acelerando nossas experiências, a praticidade é um fator muito demandado. Logo, poder usufruir de muitas funções em só um lugar é algo esperado – e que o Instagram está desenvolvendo estrategicamente. Entrar em apenas um aplicativo e poder exercer muitas funções mostra como essa rede está agregando outras inúmeras redes sociais.

Se analisarmos a estrutura do Instagram nesse exato momento, um final de inverno do ano de 2018, provavelmente já ocorrerão mudanças nela ao longo das estações seguintes. Mas, agora é importante verificar como suas funções foram incorporadas a partir de outros aplicativos, muitas vezes até mais antigos que ele próprio.

Se essa é uma questão saudável ou não, ainda estamos descobrindo. Ainda estamos a vivenciando. Os vídeos do Youtube estão no IGTV e em seu feed, o conteúdo do Pinterest, com fotos personalizadas de acordo com seus gostos, também estão presentes e o dia a dia do Snapchat se tornaram Stories.

E você? Acredita que esse movimento é saudável para as relações digitais? Acha que o Instagram deve agregar ainda mais outras redes? Fica aqui o questionamento!