Cinco lições de marketing que podemos aprender com a Netflix

A Netflix é um case de sucesso que todo empreendedor deve ter como referência. A provedora global de filmes e séries, que conta atualmente com mais de 90 milhões de assinantes, não poupou sua criatividade e esforços para atrair e encantar o seu público, seja na interação pelas redes sociais ou pela qualidade do serviço ofertado.

Confira abaixo as 5 lições de marketing que a Netflix deixa todos os empreendedores!

1. Inove – Em 2006, a empresa promoveu o Netflix Prize, concurso que daria 1 milhão de dólares para quem fosse capaz de aprimorar em pelo menos 10% a plataforma usada. É uma iniciativa conhecida como crowdsourcing, em que diferentes pessoas trabalham de forma voluntária em prol de um mesmo objetivo. Além disso, nesse caso, além do prêmio, o ganhador do projeto proporcionaria melhorias na já famosa plataforma da empresa. Detalhe: Lembre-se que a Netflix começou suas atividades em 1997, como serviço de entrega de DVDs pelo correio!

2. Saiba o que o seu público quer – Caso já tenha experimentado a Netflix, sabe que é preciso responder a algumas perguntas sobre que tipo de conteúdo você prefere. Através dessa segmentação, a empresa consegue recomendar o que julga ser do seu interesse. Isso é muito importante para que você desenvolva as suas estratégias. Dependendo do estágio do funil de vendas em que o seu possível cliente está, a forma como você o abordará e o conteúdo disponibilizado serão diferentes.

Primeiro logo da Netflix, usado ente 1997 e 2000

3. Crie conteúdo original – Saiba o que o seu público quer e ofereça isso a ele com qualidade. Depois de ganhar terreno no dia a dia das pessoas, disponibilizando apenas o que outras empresas produziam, a Netflix surpreendeu com suas produções originais e com atores conhecidos do grande público. Em 2013, para competir de igual para igual com HBO e Showtime, a empresa sabia que perder a qualidade do que estava produzindo não era uma opção. Desde então, a Netflix lançou produções de sucesso, como House of Cards, Narcos, Orange is the New Black e séries feitas em parceria com a Marvel.

4. Aposte na interação pelas redes sociais – A equipe de social media da Netflix não deixa passar uma oportunidade para gerar engajamento. Consciente de que, para muitos dos assinantes, assistir séries é sagrado, na campanha “Os dez mandamentos da Netflix”, atores das suas principais séries apresentavam 10 mandamentos para quem vê séries. Por isso mesmo que não basta apenas criar uma conta em rede social. Você precisa se mostrar atuante, interagindo de maneira próxima e personalizada, até mesmo quando alguém se mostrar insatisfeito — nesses momentos, você deve encontrar a melhor forma para lidar com a situação, resolvendo o problema do seu cliente.

5. Encante o seu público-alvo – Quando a Netflix oferece o seu serviço gratuitamente por um mês, ela te dá a chance de experimentá-lo. Isso pra ver se você realmente gosta do que ela disponibiliza. Esse teste pode ser o que faltava para que um consumidor indeciso fechasse negócio. Pense no que você pode fazer para atrair e fidelizar um cliente.

Você já pensou ou pôs em prática alguma dessas estratégias da Netflix?

Comente abaixo como foi!

Fonte: Flammo

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