Cinco ferramentas do marketing digital para aumentar vendas no e-commerce

Muitos empresários e empreendedores têm voltado suas atenções para as lojas virtuais. Dados divulgados  pela Ebit, empresa referência em informações sobre o varejo eletrônico nacional, mostram que o e-commerce fechou 2016 com faturamento de R$ 44,4 bilhões, crescimento de 7,4% ante os R$ 41,3 bilhões registrados no ano anterior.
O relatório também mostrou que o número de e-consumidores ativos cresceu de 39,1 milhões em 2015 para 47,9 milhões em 2016, demonstrando que a fatia de mercado segue crescendo e chamando atenção dos empreendedores. Setores como moda, eletrodomésticos, cosméticos, telefonia e alimentação são alguns dos que representam a maior fatia.
Mesmo em época de crise, os números seguem crescendo. As lojas virtuais, aliás, surgem como alternativa para muitas empresas que já existem no meio físico ou não. Consequentemente, a concorrência passa a aumentar em muitos dos setores citados acima. Para se destacar da concorrência e aumentar vendas no e-commerce, é vital o Marketing Digital e um planejamento que englobe os pontos abaixo.

Dicas para aumentar vendas no e-commerce

1 – Otimização de SEO
O Google é um caminho muito utilizado em jornadas de compra, certo? Então é preciso que sua loja esteja em evidência na busca. A forma orgânica para isso é otimizando o SEO do seu site. Os sites de buscar possuem “robôs” que navegam em milhões de páginas e indexam o conteúdo delas em seu banco de dados, relacionando seu conteúdo com os termos procurados.
2 – Blog corporativo
A busca Google recebe muito bem sites que contenham conteúdo atualizado diariamente, como blogs. Criar conteúdo de qualidade sobre seu serviço, produto, mercado ou área de atuação é uma ótima maneira de atrair mais visitas ao seu site, o que ajuda a aumentar vendas no e-commerce.
3 – Links patrocinados
Além da busca orgânica, o Google também oferece a opção de patrocinar um link em determinadas palavras-chave. São os links patrocinados que aparecem com destaque no topo das pesquisas, como “anúncio”. Os links patrocinados são uma alternativa com a possibilidade de ter um resultado mais imediato que o SEO, destacando sua loja virtual de outras do mesmo ramo.
4 – Mídias sociais
Se o Google é onde o público busca produtos ou serviços, as mídias sociais são o lugar em que ele passa mais tempo online. Muitas empresas percebem isso e divulgam seu trabalho no Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, entre outras. Todas elas oferecem também a oportunidade de criar anúncios patrocinados para atingir um determinado nicho de mercado.
5 – E-mail marketing
Outro formato importante para levar público para loja virtual é o e-mail marketing. É uma ferramenta ágil, fácil de mensurar e que leva diretamente ao site em um clique. Para isso, é necessário contar com conteúdo e identidade visual atrativos para não passar despercebido.
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