Skip links

5 filmes que todo empreendedor deve assistir

A arte imita a vida, mas o contrário também acontece. No cinema, é muito comum que histórias inspirem as pessoas. Por isso, selecionamos alguns filmes que todo empreendedor deve assistir para refletir sobre o seu negócio.

Alguns filmes que todo empreendedor deve assistir

Prepara a pipoca:

Fome de Poder

Na cidade de San Bernardino, Califórnia (EUA), dois irmãos descobrem um modo eficiente de vender hambúrguer. Ray Kroc (Michael Keaton), um vendedor de máquinas de milkshake e visionário, enxerga naquela lanchonete um futuro brilhante. Ele estava certo: anos depois o mundo inteiro saberia pronunciar McDonald’s.

Ray convence os irmãos McDonald’s a abrirem uma franquia, que ele próprio administraria. O lado empreendedor de Ray faz com que ele consiga um grande número de franqueados e o nome McDonald’s começa a se tornar famoso nos Estados Unidos.

Tudo parece bem, mas os irmãos não aceitam mudanças que acontecem nas franquias, com isso intrigas ocorrem e Ray acaba comprando a marca.

Apesar de Ray parecer ambicioso demais, se não fosse a persistência e a visão que ele tinha sobre a lanchonete, nunca o McDonald’s seria o que conhecemos hoje.

A Rede Social

Um estudante de Harvard chamado Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg) cria o “FaceMash”, um tipo de rede social para dar nota às garotas da faculdade. A ideia era se vingar da ex-namorada, mas se tornou algo maior.

Depois de uma suspensão, ele é convidado por dois irmãos a criar uma rede social chamada “Harvard Connection”. Quando começa a trabalhar no projeto, ele percebe que pode criar a sua própria rede social.

Seu colega de quarto Eduardo Saverin (Andrew Garfield) investe no “TheFacebook”. Com o tempo a rede social passa a ser chamar somente “Facebook” e ganha uma proporção enorme.

Mark fez de uma ideia banal algo maior, conseguindo aproveitar a oportunidade.

Sr. Estagiário

Apesar da premissa do filme ser envolta do personagem Ben Whittaker (Robbert Deniro), um senhor de idade que começa a estagiar na empresa “SobMedida”, também tem um grande foco na liderança.

Jules Ostin (Anne Hathaway) é a dona da “SobMedida”, uma startup de grande sucesso com apenas 18 meses. Mesmo com o crescimento rápido que acontece, ela não deixa de lado as relações com seus funcionários, fornecedores e clientes, e se faz presente no dia a dia da empresa, um bom exemplo para empreendedores.

Ben também ensina lições valiosas sobre como agir no ambiente de trabalho, sendo atencioso e amigável com todos os seus colegas, especialmente com Jules, tentando ajudá-la a conciliar a vida profissional e pessoal.

A Procura da Felicidade

Chris Gardner (Will Smith) é um vendedor de aparelhos médicos, que passa por dificuldades financeiras e tem que cuidar de seu filho de apenas 5 anos.

Em busca de algum emprego melhor, ele consegue uma vaga de estágio em uma corretora de ações, mas não é remunerado.

Despejado de sua casa e sem dinheiro, ele enfrenta os problemas com muita persistência, acreditando sempre que conseguirá ser efetivado na empresa. O filme é um belo exemplo de superação e força de vontade.

Chef

Carl Casper (Jon Favreau) é um chef de cozinha que adora arriscar, mas para o dono do restaurante (Dustin Hoffman) o faturamento é muito mais importante do que inovação e decide demiti-lo.

Para piorar a sua situação, ele entra em uma briga com um crítico gastronômico no Twitter. A sua fama decai nos restaurantes. Sem conseguir emprego, a sua ex-mulher (Sophia Vergara) incentiva ele a abrir um Food Truck.

Com a ajuda de um amigo, ele se especializa em sanduíches cubanos. O sabor é ótimo, mas o sucesso é devido ao seu filho, que utiliza as redes sociais para promover o Food Truck.

Em momentos de crise é preciso se reinventar e utilizar a criatividade ao seu favor.

A lista de filmes que todo empreendedor deve assistir termina por aqui! Não deixe de comentar sobre outros filmes que você considera inspiradores.